Alberto Fernández?

Durante o fim da década de 1950 e o início da década de 1960, o Brasil e a Argentina entraram numa rota de convergência política. O Brasil de JK e a Argentina de Frondizi lideravam países desenvolvimentistas, com alto grau de afinidade de ideias, inaugurando uma nova diplomacia de simpatias bilaterais. Porém, numa troca de governo argentino, esta afinidade findou-se. O novo líder do país, o militar José María Guido, submeteu a política externa argentina às dinâmicas/imposições maniqueístas da Guerra Fria. Segundo Amado Cervo (2007): “A chancelaria brasileira via então se esvair em sonho seu ideal de convergência das posições dos países da região e digeria o conselho de seu representante em Buenos Aires:

Nada esperar deste governo, mas de modo algum hostilizá-lo, porquanto a manutenção de, pelo menos, relações diplomáticas boas entre Brasil e Argentina, constitui imperativo estratégico elementar não só para os dois países em particular, como para o resto da América Latina, em conjunto. (CERVO, 2007, p. 76 apud Legação do Brasil a San Tiago Dantas, 1962)

As similaridades são muitas entre as relações Brasil-Argentina de outubro de 2019 em diante. O problema (e a diferença) é que o governo Bolsonaro não age com visão realista, tampouco visão pragmática (como fizemos em 1962). O Presidente e seu chanceler, Ernesto Araújo, preferem afirmar que “as forças do mal estão comemorando (o resultado das eleições argentinas)”, ao invés de utilizar-se do pragmatismo, que tanto definiu o Itamaraty nas últimas décadas, para se relacionar com o novo governo argentino.

Referências

CERVO, Amado. Apogeu do Estado desenvolvimentista, cooperação internacional e guerra fria (1947-1979). In: ______. Relações Internacionais da América Latina: velhos e novos paradigmas. 2 ed. São Paulo: editora Saraiva, 2007

Legação do Brasil a San Tiago Dantas, ofício, Buenos Aires, 16 jun. 1962, AHIBR, caixa 4.

Opina, comente! Seja livre para dar sua opinião nesta postagem de A Alma Política

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s