De que dinheiro você fala?

Quando se fala em investimento do estado, que áreas vem à sua cabeça? Provavelmente saúde, segurança e educação. Há também gastos com a folha de pagamento. Enfim, já imaginou que cada prefeitura tem gastos com toda a administração da cidade? Também já passou pela sua cabeça que cada secretaria tem um plano de investimentos para manter uma política financeira saudável para cada cidade? Isso vale desde Miracema-TO até São Paulo. Bem, vamos discutir…

Em 2013, no primeiro ano de gestão de Amastha, tivemos o retorno do brilho das luzes de natal em Palmas. Depois, em 2014, tivemos uma experiência marcante com luzes azuis durante toda a Av. Teotônio Segurado. E o equipamento de 2013 não foi alugado, muito menos jogado fora! Foi armazenado e usado no natal de 2014! Tivemos uma linda apresentação natalina na Praça dos Bosques em dezembro/2014. Neste mês, começou-se a implantação de coelhos em várias rotatórias pela cidade afora, além de algumas apresentações previstas na Praça dos Bosques. Comecei a ouvir duas coisas que me doem o ouvido: a) este não é o sentido real da páscoa, o valor real desta data é o renascimento de Jesus Cristo. B) poderia ter sido investido em saúde! São frases enunciadas com tanta ênfase que me assustam.,.

As pessoas que pronunciam o “ítem a” não estão erradas. Estão corretíssimas. O erro está no imaginário popular que seria de alguma forma possível uma instituição pública, submetida à Constituição Federal, ignorar o artigo 19º, que diz: Art. 19. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: I – estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público; II – recusar fé aos documentos públicos; III – criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si.

Resumindo: o estado é laico! Não deve promover nem relacionar-se com nenhuma religião. O único direito e dever do estado é garantir a liberdade de ter ou não qualquer que seja a religião. E limitar-se a isso. Apenas isso.

Pessoas que pronunciam o “ítem b” são “as mais erradas”. Em 2013, primeiro ano da gestão de Amastha, foi-se investido em Palmas a quantia de R$598.128.000,00. Se os valores não tiverem se alterado radicalmente, e usando esse dado para uma simples regra de três, percebemos que o valor de R$1.100.000,00 investido nos coelhos de Páscoa são apenas 0,18% do investimento da prefeitura neste ano. Lembrando: isto não é gasto, é investimento! Haverá retorno financeiro para o mercado palmense, com a atração de turistas de outras partes do Brasil. Releia o primeiro parágrafo. Percebeu o motivo de eu ter lhe indagado sobre orçamentos de cada secretaria? Pois é, esse dinheiro não poderia ter sido melhor investido. Não ao meu ver.

O meu objetivo com a publicação deste texto foi mudar a sua opinião perante esse tipo de frase: “Ajudaria demais, até porque a gente sabe que existem demandas no município para serem cumpridas. Quando a gente pensa na saúde, na educação e muitas vezes a gente vê dinheiro indo para decoração” Joaquim Maia, vereador de Palmas. Se antes deste texto você concordava com essa opinião, e agora tem uma visão diferente, obrigado, o meu objetivo foi alcançado.

Anúncios

Opina, comente! Seja livre para dar sua opinião nesta postagem de A Alma Política

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: