Quem garante os benefícios somos nós

O Brasil tem uma das constituições federais mais liberal, social e abrangente de garantias sociais do mundo. Temos uma legislação fortíssima, que, teoricamente, mantém intocada os direitos e privilégios aos idosos. Contudo, como em nenhum outro país do mundo, a prática difere-se da teoria jurídica de um modo tão estrondoso. Um direito básico encontra-se inalcançável, para aquele que, em teoria, deveria recebê-lo integralmente. Quais as dificuldades de por em prática direitos essenciais?

As dificuldades vêm da educação do povo brasileiro. Um povo que não oferece alimento para o cérebro, está fadado a passar fome intelectual. E é neste ponto que encontra-se o problema: o egocentrismo ilógico reinante de cabeças sem caráter, impossibilita o pensar no próximo e o ato de respeitar para ser respeitado. Os direitos dos idosos não devem ser apenas garantidos por lei, devem ser um exercício social diário que garantam, legitimamente, a integridade dos mais velhos à frente da sociedade moderna.

Um povo que não oferece alimento para o cérebro, está fadado a passar fome intelectual

A cultura de enganar um compatriota em benefício pessoal, mesmo que ilegal, é o ideal mais difundido da sociedade brasileira para as próximas gerações, mais conhecido como jeitinho brasileiro, é aplicado diariamente em idosos. Usar uma fila preferencial, ganhar tempo ao estacional em uma vaga especial, são exemplos da mediocridade do povo brasileiro.

A única solução aceitável para que essas situações sejam sanadas, é inserir o brasileiro numa cultura de pensar por si só, estimular o pensamento racional e melhorar, em passos largos, a educação oferecida em nosso país, seja ela proveniente do estado, seja ela proveniente da família. Somente desta maneira, respeitar os benefícios concedidos aos idosos deixará de ser matéria de jornal.

Envelhecer com direitos oferecidos pelo estado é um fato para todos os brasileiros?
Envelhecer com direitos oferecidos pelo estado é um fato para todos os brasileiros?
Anúncios

Um comentário em “Quem garante os benefícios somos nós

Adicione o seu

Opina, comente! Seja livre para dar sua opinião nesta postagem de A Alma Política

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: